Patchwork

Tem foundation para você!

A árvore é feita com esta técnica de Patchwork que consiste em costurar os pedaços de tecidos, um a um. Você vai adorar o resultado...

04/11/2013 | POR: MARIA ADNA JARCEW

 

MATERIAIS

Tecidos de algodão com estampas variadas 

Tecido de algodão (para o forro)

Pompom (de lã)

Régua (para Patchwork)

Lápis

Risco

Alfinetes

Agulha

Linha

Placa de corte

Cortador

Giz

Tesoura

Fita métrica

Enchimento (para colocar dentro da almofada)

Dica

Transfira o molde para um pedaço de papel vegetal. Varie os tecidos que serão aplicados para costurar a árvore (foundation). Os tecidos que correspondem a cada parte do molde devem ser cortados com pelo menos 1cm a mais que o tamanho normal para a dobra do tecido, na costura.

Galeria | Passo a Passo

Corte um pedaço de tecido esverdeado. Para isso, siga o tamanho da ponta do molde (1). Feito isso, vire do lado do avesso e coloque abaixo dessa parte do molde. Corte outro padrão de tecido no tamanho da parte 2 do molde. Feito isso, vire do avesso e coloque sobre o esverdeado (direito com direito). Costure a emenda entre os tecidos na máquina de costura com pontos retos e alfinete. Apoie os tecidos costurados sobre a placa de corte e retire as rebarbas da costura. Repita os passos 1 a 4 para montar toda a árvore com tecidos (foundation). Retire o papel vegetal costurado aos pedaços de tecidos. Note o resultado. Corte um pedaço de tecido verde com poás dourados no tamanho total da árvore. Feito isso, vire esse tecido com o lado direito para cima. Vire também a árvore no sentido desse tecido (direito com direito). Reserve. Costure a árvore ao tecido verde com poás dourados (fundo) na máquina de costura com pontos retos. Mantenha uma abertura para virar o tecido, adiante. Corte uma tira com 11cm x 20cm a partir do tecido esverdeado. Dobre o tecido com o lado do avesso para cima e costure à máquina com pontos retos. Mantenha uma das pontas abertas e desvire o tecido. Costure a tira feita no passo anterior na parte inferior da árvore. Desvire, agora, os tecidos que formam a árvore de Natal. Note o resultado. Corte quatro tiras com tecido esverdeado mais claro. Siga as medidas: 1 tira com 28cm x 7cm; 1 tira com 29cm x 7cm; 1 tira com 33cm x 7cm; 1 tira com 35cm x 7cm. Feito isso, costure as tiras ao redor de um retângulo com tecido branco com 30cm x 25cm. Corte dois pedaços de tecidos (esverdeados com poás dourados) nas medidas: 30cm x 40cm; 14cm x 40cm. Feito isso, dobre, vire os tecidos do avesso e alfinete somente as pontas (com viradas de 2 cm cada uma). Costure essas viradas na máquina. Corte duas tiras com 20cm x 5cm e costure-as à máquina com pontos retos. Dica: dobre cada tira com o lado do avesso para cima e costure à máquina com pontos retos. Mantenha uma das pontas abertas e desvire o tecido. Alfinete as tiras e costure-as no centro dos fundos feitos no passo anterior. Apoie o lado direito da árvore (costurado ao fundo com as tiras no passo 13) e os lados direitos das duas partes costuradas no passo anterior. Corte um pedaço de tecido de algodão para o forro na medida total da peça. Apoie sobre as duas partes do fundo da peça (esverdeados com poás dourados). Costure o forro e as duas partes (árvore e fundo) à máquina com pontos retos, lembrando de manter uma abertura para virar o tecido. Desvire o tecido e costure o pompom na ponta da árvore. Encha a almofada! Peça Pronta. Encarte.

Newslletter

Receba o melhor do artesanato em seu email

-